Celebra-se esta terça-feira o Dia Mundial da Meteorologia

“O Oceano, nosso Clima e o Tempo” é o lema central escolhido para celebrar o Dia Mundial da Meteorologia neste dia 23 de março de 2021, para marcar a Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).

 

A celebração deste marco apoia os esforços para reverter o ciclo de declínio na saúde dos oceanos e para garantir que a ciência dos oceanos possa apoiar totalmente os países na criação de melhores condições para o seu desenvolvimento sustentável.

A importância dos oceanos para os serviços meteorológicos é inegável e o tema escolhido para este ano celebrar o Dia Mundial da Meteorologia não poderia estar melhor enquadrado em Cabo Verde enquanto país insular. Afinal, somos 99 por cento de mar, pelo que se torna imprescindível uma gestão sustentável dos oceanos, não só para salvaguardar o presente, como também para garantir a sustentabilidade dos recursos renováveis, para benefício de gerações futuras.

Apesar do contexto atual de pandemia que nos desafia e limita, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica tem trabalhado de forma incansável para a valorização da carreira de todos os seus colaboradores. Nomeadamente através da aprovação do novo PCCS que cria o enquadramento legal necessário para devolver a justiça laboral, com a atualização das promoções e progressões devidas, pondo fim à precariedade dos postos de trabalho e promovendo a maior integração e estabilidade laboral.

O investimento em equipamentos como a aquisição de novas estações meteorológicos garantindo maior precisão e qualidade do serviço prestado aos cidadãos, o lançamento recente do programa de estágio profissional remunerado, que vem assegurar a importante renovação de quadros técnicos e a recente nomeação de Cabo Verde como membro oficial do Comité de Furações da associação regional IV da Organização Mundial de Meteorologia, são algumas das medidas estratégicas deste Conselho de Administração para assegurar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e, das condições laborais no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.

Queremos continuar juntos e de mãos dadas para cumprir, da melhor forma, a nossa missão de servir as populações, salvaguardar vidas humanas e bens, reduzir o impacto dos desastres naturais e proteger a qualidade do meio ambiente.

A todos os que escolheram esta bela e imprescindível profissão, desejamos um Feliz Dia Mundial da Meteorologia.