INMG lamenta o desaparecimento físico de um dos mais antigos meteorologistas cabo-verdianos, Emanuel Soares

Faleceu nesta quarta-feira, 21 de abril, na ilha do Sal, Emanuel Francisco dos Santos Soares, Meteorologista Principal, Escalão A, do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica,  INMG.

Emanuel Soares, um dos maiores profissionais cabo-verdianos da Meteorologia, ingressou no antigo Serviço Nacional de Meteorologia, a 03 de janeiro de 1985, e desde então, emprestou lealmente à Meteorologia Nacional, muitas das suas capacidades profissionais e humanas, tendo exercido inúmeros cargos de extrema importância para a Instituição.

Em 1993 foi nomeado para o cargo de Diretor do Serviço Meteorológico Nacional, cargo que exerceu até ao ano 2000. Em 2007 foi nomeado Administrador do atual Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, tendo exercido esse cargo de liderança até 2017. 

Nos últimos anos continuou a exercer a sua profissão como Meteorologista Sénior, no Centro de Análises e Previsões Especiais do INMG e, com grande dedicação, ofereceu os seus últimos anos de serviço, partilhando conhecimentos na área da Modelação e outras, aos jovens meteorologistas do atual Programa de Estágio do Instituto.

Neste momento de profunda dor, a Instituição solidariza-se em especial com a sua esposa, D. Filomena Soares, aposentada do INMG, com os seus filhos e netos e, endereça a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho, a expressão das mais sentidas condolências pela irreparável perda.