Redução da visibilidade motivada por presença de partículas que podem estar associadas ao fenómeno eruptivo das Canárias.

Nota Informativa - 15 de outubro de 2021

Nos últimos dias, tem-se verificado no arquipélago, a redução da visibilidade causada pela presença de partículas na atmosfera, transportadas pelo fluxo norte/nordeste, que poderão estar relacionadas com o aumento continuo da quantidade de partículas resultantes do fenómeno eruptivo, em curso nas Canárias.

Os dados registados nos Observatórios do INMG, (Praia e Mindelo) continuam a mostrar que não existem evidências do aumento da concentração de gases, nomeadamente o dióxido de enxofre (SO2) e monóxido de carbono (CO), na superfície. Contudo, não se descarta a possibilidade da presença de eventuais partículas de dióxido de enxofre (SO2) na alta atmosfera.

O aumento da concentração destas partículas na atmosfera, além de diminuir a visibilidade, reduz a qualidade do ar e pode afectar a saúde pública, bem como as atividades sócioeconómicas nomeadamente, operações aéreas e marítimas, pelo que devem ser seguidas as medidas de precaução divulgadas pelas autoridades da saúde e proteção civil.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, INMG, continuará a fazer o acompanhamento permanente da evolução do estado do tempo, sua vigilância e monitorização, atualizando as informações de forma regular e continua.