Informação Meteorológica 28 de setembro de 2021

Nos últimos dias, verificou-se no arquipélago a redução da visibilidade causadas pela presença de partículas na atmosfera, conforme as Notas emitidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, INMG, nos dias 24 e 25 de setembro de 2021.

Para as próximas 24 horas prevê-se uma redução da visibilidade, resultante de areia e poeira transportadas do Sahara e África Ocidental, em direção ao Oceano Atlântico, com forte probabilidade de atingir o arquipélago.

Espera-se uma diminuição gradual da visibilidade, podendo apresentar-se moderada ou má, e uma tendência para intensificação do vento e agravamento significativo do estado do mar a Noroeste/Norte/Nordeste do Arquipélago.

O aumento da concentração de poeiras na atmosfera reduz a qualidade do ar e pode afetar a saúde pública, bem como as atividades socioeconómicas nomeadamente, as operações aéreas e marítimas.

A vigilância do estado do tempo no arquipélago e as previsões da sua evolução serão contínuas e atualizadas pelo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, INMG.