Assinala-se hoje o Dia Mundial da Qualidade


O Dia Mundial da qualidade comemora-se todos os anos na segunda quinta-feira do mês de Novembro, como um marco das Nações Unidas desde 1990 para:


- Reconhecer as contribuições dos profissionais da Qualidade que diariamente tem foco na
melhoria contínua da organização;
- Celebrar as conquistas da equipa e/ou da organização;
- Compartilhar melhores práticas;
- Destacar o impacto positivo da Qualidade nas organizações e
- Oferecer oportunidades para reflectir sobre o significado do trabalho e da profissão voltada
para Qualidade.


Segundo a CQI/IRCA (Chartered Quality Institute/ International Register of Certificated Auditors), neste ano de 2020, comemora-se o Dia da Qualidade, hoje, dia 12 de Novembro com o tema“o valor do cliente”.

Porquê apostar na qualidade?
Apostar na Qualidade é apostar na promoção do bem-estar da humanidade.
E porquê o valor do cliente?
O foco no cliente é o 1º princípio do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, o sistema mais utilizado pelas organizações no mundo inteiro.

O cliente tem valor pois, uma organização depende dos seus clientes e, portanto, precisa compreender as suas necessidades atuais e futuras. Não deve somente estabelecer em atender aos requisitos do cliente, mas esforçar-e em exceder as suas expectativas. Exceder expectativas significa ir além do desejo declarado do cliente e atender aquilo que ele ainda nem pensou em desejar, mas se torna seu desejo quando ele se depara com aquele atributo do produto ou serviço.

O cliente tem valor pois, está demonstrado e comprovado que as organizações que se esforçam firmemente para compreender as necessidades e expectativas de seus clientes e então sistematicamente ajustam seus planos e gerem suas operações para entregar seus produtos e/ou serviços de modo confiável e consistente, geralmente prosperam e tem mais chances de
sobreviver.

Gabinete de Gestão de Qualidade


Assim, no INMG como representantes de Cabo Verde, junto da WMO e do prestador de serviço MET junto da ICAO, organizações que prezam pela excelência e verificação da Qualidade, todos
juntos vamos: Reconhecer que o cliente também define o conceito Qualidade, compreender a Qualidade do produto e do serviço através dos olhos dos clientes, compartilhar o desempenho de Qualidade com os clientes e colaborar com os clientes para melhorar a Qualidade do produto ou serviço e resolver problemas que possam existir.


Feliz dia Mundial da qualidade
Gabinete da Gestão da Qualidade do INMG