Trabalhadores do INMG realizam “caminhada meteorológica” para assinalar efeméride

Promovida pelos próprios trabalhadores, a caminhada cumprida este ano segundo tema da efeméride, isto é, “O Sol, a Terra e o Tempo”, desafiou os homens e mulheres da METEO a um percurso de 4 quilómetros, desde a rotunda da Enacol, nos Espargos, à sede do INMG.

Ostentando uma T-shird azul, o grupo saiu por volta das 07:15 da manhã, caminhando a passos largos num ambiente agradável, a qual a Inforpress também fez parte.

Abordados sobre como foi levantar bem cedo da cama, em pleno sábado, as pessoas com quem a Inforpress conversou, manifestaram-se satisfeitas com o exercício, já que, conforme observaram, “ideal” para que haja movimento sem pressão na musculatura e ligamentos.

“A caminhada traz uma série de benefícios. É anti stress, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, índices de saúde e optimiza utilização de oxigênio, fazendo as pessoas começar e terminar bem o dia”, exteriorizam alegremente.

Chegados à sede do INMG, aguardava-se ali um reforçado pequeno-almoço para ajudar na reposição da energia, e logo de seguida se deitar mãos à obra na plantação de árvores, visando a criação de um espaço verde no local, um tanto ou quanto árido.

Para a directora do Gabinete de Comunicações e Imagem do INMG, Lucelina Martins, a actividade permitiu um “excelente” convívio e “boa disposição”.

Quanto à celebração do Dia Mundial de Meteorologia, Lucelina Martins disse que se trata de um momento histórico, explicando que a importância da meteorologia vai muito além das informações do tempo.

“A data celebra o profissional responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a humidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, entre outras. A previsão do tempo, sistemas de alertas já permitiram salvar vidas em todo o mundo”, sublinhou a meteorologista.

As actividades em celebração ao dia 23 de Março, tiveram início esta quinta-feira, 22, com visita de crianças dos jardins infantis à sede do INMG, divulgação nas escolas e na comunicação social da importância da agricultura, floresta e árvore, água e meteorologia.

No dia 27 de Março, Dia da Mulher Cabo-verdiana, o instituto vai homenagear as mulheres do INMG.

Todavia, a programação oficial destas celebrações com participantes das ilhas, acontecem no dia 08 de Abril com uma mesa redonda subordinada ao tema “A Meteorologia versus Novos Desafios”, entre outras reflexões, sendo concluídas no dia 11 com uma sessão sobre “Saúde e Proatividade no Trabalho”.

SC/FP

Inforpress/Fim